terça-feira, 31 de agosto de 2010

Quem tem B-unda tem Blog!

Esse é o nosso foco!
(Material impresso com os lançamentos Beauty Fair 2010)

Isso é consequência!
(Produtos e amostras para testarmos)

Para ser jornalista não precisa mais de faculdade, para ser blogueira não precisa nem saber escrever ou ter bons temas, basta ter internet, isso é fato!

Ano passado eu - Carla Figueira - fui a minha primeira Beauty Fair, fui como Carla Figueira. Carla Figueira é cabeleireira e é aficionada por produtos profissionais, logo tratou de visitar somente stands de produtos profissionais e com venda restrita.

Esse ano faria a mesma coisa, não fossem os convites que recebemos de algumas empresas, acompanhada da Simone Makeup do Tutorial Makeup fomos juntas representando os dois blogs e tratamos de nos identificar (camisa + credencial).

É muito legal essa facilidade e integração provocada pela Internet, mas é justamente a banalização do meio que torna nosso trabalho quanto blogueira tão difícil, hoje basta ter internet e comprar shampoo para ser Beauty Expert, basta assistir 2 vídeos no Youtube que você vira Maquiagora...

O Eu ♥ Cabelo não foi pra Beauty Fair pedir brinde, fomos investigar os lançamentos em cosmética. Após identificação solicitávamos a uma pessoa do stand (nem sempre a pessoa responsável pelo marketing) informação sobre os lançamentos e pedíamos autorização para fotografar.

Agora a noite - sim eu só cheguei em casa a poucas horas - quando liguei o computador vi vários blogs sérios reclamando da forma que foram tratados em alguns stands e decidi que também não posso calar.

Sabemos que em período de feira o tempo é corrido, mas alguns stands chegaram a ser hostis como o da Acquaflora em que não nos deixaram entrar e quando nos identificamos ouvimos "Ah, é blog? Vou pegar uma amostrinha pra vocês..." e bateram a porta na nossa cara, ainda esperei uns bons 5 minutos antes de perceber que quem acabou de dizer que ia "buscar" estava logo alí atraz do vidro conversando e nós com cara de meras pedintes. Sendo que nosso foco não era o brinde e sim o release e fazer fotos das novas embalagens que estão mais modernas, ironia é eu ser dona da segunda maior comunidade da empresa no orkut (perdendo da primeira por apenas 6 membros de diferença). Espero do fundo do coração que esse mal entendido passe em breve =/

Teve stand em que tinha mais de 10 expositores e ninguém veio falar conosco, teve stand que marcou almoço coletivo na hora que chegamos, teve stand..... aff...

Eu - Carla Figueira - não vou a feiras por conta de brindes, vou a feiras porque sou cabeleireira, hair stylist, hair design, tanto faz, chame como quiser... vou a feiras porque além de amar falar sobre cabelos sou consumidora direta nesse ramo. Ganhar ou não ganhar brindes não muda minha vida como profissional, já não posso dizer o mesmo com relação a empresa pois temos uma penca de clientes não só no blog como no Backstage que ficam aguardando nossa opinião justamente por sermos profissionais!

Para as Empresas de Cosméticos:
Sabemos que um incontável número de pessoas se entitulando blogueiro passou pela Beauty Fair esse fim de semana fazendo o "rapa", porém... Aprendam a valorizar as mídias sociais, um saché hoje possivelmente lhe renderá pelo menos 10 vendas amanhã!

Assim que conseguir dormir mais de 4 horas seguidas começo a publicar matérias sobre a feira.

Beijocas e até a próxima




7 comentários:

  1. Carla,
    Excelente seu post!
    Fui convidada para ir ao evento por algumas empresas, mas como moro em Florianópolis acabei optando por não ir e lendo seu depoimento e de outras blogueiras que tb foram destratadas eu fiquei muito indignada com esta postura de alguns expositores (e aliviada por não ter ido).
    Um beijo,

    ResponderExcluir
  2. QUE PENA QUE FORAM MAL TRATADAS
    ACHO QUE ERA MUITA GENTE EM UM LUGAR SO!!BLOGS SAO MUITO INTERESSANTES
    POIS SAO A OPINIÃO REAL DE QUEM USA OS PRODUTOS E NÃO UMA MERA PROPAGANDA!!

    ResponderExcluir
  3. Havemos de convir que é o fim do fim ser convidado a comparecer a algum lugar e ao chegar lá ser destratado excatamente por quem convidou.
    As empresas hoje já reconheceram que as blogueiras são representantes do consumidor, por isso até há as que mandam produto para fazerem resenhas, dar opiniões e tudo o mais.
    Eles deviam orientar as pessoas que ficam nos estands para tratar seja lá quem for de modo decente, independente de ser ou não blogueira.
    É pra acabar mesmo!!!

    ResponderExcluir
  4. Eu estou tão P* com essa coisa toda que mandei um e-mail monstro para Tânagra dizendo que colocar propaganda em revista de fofoca naum me faz comprar um produto, mas a resenha positiva de uma blogueira honesta FAZ....
    A tal da Acquaflora eh tão mequetrefe que nem site tem - ta em construção -

    ResponderExcluir
  5. Querida Carla,
    Leio seu blog faz um tempo, mas como não tenho orkut não posso ser sua seguidora, vontade não me falta, o que falta mesmo neste povo é educação - aquaflora e os demais -, a mais pura e simples, não é o caso de ser blogueira ou não, é saber tratar as pessoas com respeito e dar as informações sobre os produtos afinal foram pagos para isso. No mais, você é maravilhosa, nada de permitir que seus cachinhos caiam com este stress. Bjs Sua Leitora.

    ResponderExcluir
  6. P.s João é meu filhote, meu nome é Súsan.

    ResponderExcluir
  7. É por isso que eu adoro essa pessoa sincera que não tem medo de falar o que realmente acontece. Não vou mentir que adoraria ir nessa feira (um dia ainda vou), mas moro aqui no RJ e por hora não dá, mas já imagino que o atendimento é meio a meio mesmo, numa comparação bem tosca deve ser o mesmo modo dessas lojas de cosméticos por aí, tem gente agradável e outras nem tanto... Legal que a amend mandou bem.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante, queremos saber a sua opinião sobre o tema!

# POR MOTIVO DE FORÇA MAIOR, NÃO POSSUÍMOS CANAL DE AJUDA E DÚVIDAS #

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails